"Pincéis,Pincéis e mais Pincéis!!!"





Quando e como usar os nossos “Queridinhos”?

Uma pergunta constantemente feita é para que servem os pincéis de maquiagem.
Existem vários modelos, marcas e formatos.

Como escolher então os pincéis adequados ao efeito que queremos criar ao executar um make?

Espero que com o texto a seguir, consiga esclarecer algumas dúvidas, mostrando alguns modelos de pincéis e seu efeito/uso.
Para se atingir agilidade, rapidez e um bom resultando na maquiagem, é primordial ter um bom jogo de pincéis. Eles deverão, de preferência, ter cerdas de pelos naturais, que devem ser macios e firmes. Os acessórios mais utilizados são:




Pincel para pós (1): é o maior pincel do jogo, tem cabeça bem cheia e arredondada;
Pincel para blush (2 e 3): é igual ao de pó, porém menor. O ideal é ter dois, um para produtos opacos, outro para produtos com brilho, como pó bronzeador. O pincel chanfrado permite uma aplicação mais marcada do blush;
- Pinceis para sombra: existem vários pinceis para sombra, cada formato resulta num efeito diferente:


. pincéis de ponta larga, chata e arredonda (9, 11, 13, e 19): servem para aplicar a sombra de forma mais definida, utilizados secos ou úmidos;
. pincéis chanfrados (18 e 20): servem para delinear olhos, desenhar sobrancelhas ou aplicar a sombra definida ou esfumaçada, utilizados secos ou úmidos. O pincel de nº 10, apesar de ter ponta reta, também permite estes efeitos;
. pincéis com ponta arredondada e cheia (12 e 14): servem para aplicar a sombra em menor quantidade e mais esfumaçada, sempre utilizado seco.

. Aplicador com ponta de esponja (17): O ideal é o de cabo longo com ponta triangular. Serve para aplicar uma maior quantidade de sombra de forma definida ou levemente esfumaçada. Pode ser utilizado seco ou molhado;


- Pincéis para corretivo (15 e 16): Têm a cabeça fina, chata e arredondada. Os pequenos servem para aplicar corretivos líquidos ou cremosos, e os grandes para aplicar corretivos secos (pós);
- Pincel para lábios (5): Tem a cabeça fina, cheia e arredondada. Serve para delinear a boca e aplicar o batom ou gloss;
- Pente/escova (8): De um lado, é um pente, que serve para pentear e separar os cílios; de outro lado, é uma escova para pentear a sobrancelha.

- Pincel para delineador líquido (7): Permite um traço fino e preciso;
Aplicador de máscara de cílios (4).


Além de todos esses acessórios não se esqueçam do CURVEX , acessório que permite deixar os cílios bem curvados indispensável para dar um"UP" nos cílios e os CÍLIOS POSTIÇOS que estão em alta e deixam o olhar marcado e misterioso.
Abaixo um exemplo de modelos de curvex...em breve um post completo sobre esse acessório também indispensável.





Abaixo descrição mais detalhada de cada pincel e Como Usar:


• Para passar base:
Como é: Tem formato chato e fino para espalhar por igual tanto a base cremosa quanto a líquida.
Como usar: Coloque um pouco de base nas costas da mão e molhe apenas a ponta das cerdas. Espalhe na parte central do rosto (nariz, queixo, bochechas) como indicado na imagem abaixo, puxando sempre o produto para as laterais e dando batidas com o pincel para a cobertura ficar mais uniforme. Depois, passe nas outras regiões, com movimentos contínuos do centro para as extremidades do rosto, para espalhar bem o produto. A pele fica com um efeito aveludado.



• Para passar corretivo:

Como é: achatado, fino e menor do que o pincel de base. Quadradinho ou com as extremidades estreitas, ajuda a camuflar olheiras com precisão.
Como usar: passe corretivo nas olheiras, abas do nariz, em volta da boca e no arco da sobrancelha. Dê leves batidinhas com o pincel até deixar uma camada fina do produto – assim seu rosto não vai ficar com manchas desiguais do produto.

• Para passar pó:
Como é: deve ter muitos pelos e ser redondo para poder cobrir de uma só vez as áreas maiores do rosto. Os compactos, com cabo pequeno, facilitam a aplicação do produto no pescoço e colo.
Como usar: com movimentos de vaivém, passe o pincel na zona T do rosto – o centro da testa, as laterais do nariz, sob os olhos e o centro do queixo são lugares que sempre pedem uma aplicação de pó para disfarçar a oleosidade. Para não errar na dose, encoste o pincel no pó, dê uma batidinha na mão ou assopre de leve para tirar o excesso.

• Para passar blush:
Como é: com cerdas arredondadas ou chanfrado (este é o mais indicado para marcar as maçãs do rosto).
Como usar: passe o pincel partindo das maçãs do rosto (dar um sorrisinho ajuda a encontrar o local certo) em direção às orelhas. Se quiser um look estilo boneca, faça movimentos circulares nas maçãs do rosto. Para o make ficar mais natural, retire o excesso de produto do pincel com um sopro ou uma batidinha, antes de aplicar.
    
        
• Para passar a primeira camada de sombra:


Como é: com espuma (melhor para aplicar sombras com glitter) ou de cerdas
achatadas.
Como usar: passe o pincel diretamente na sombra,dê uma batidinha para sair o excesso e passe na pálpebra.No caso do pincel de espuma,como é de espuma não dá muita definição, é ideal para passar a primeira camada de sombra. Na hora de aplicar uma sombra escura, use as bordas do pincel para sombrear o côncavo dos olhos e suavizar o make.


• Para esfumar a sombra:
Como é: com cerdas fofinhas e formato oval.
Como usar: faça movimentos curtos e leves de vaivém, para deixar a sombra bem natural.


• Para delinear pálpebra, corrigir sobrancelha e contornar linha dos cílios :
Como é: tem cerdas finas e bem durinhas (é chamado de pincel chanfrado).
Como usar: para delinear, umedeça a ponta do pincel chanfrado, passe na sombra e faça um traço grosso rente aos cílios. Use a versão com cerdas cortadas na diagonal para puxar o traço de sombra para o canto externo dos olhos.



• Para fazer um traço bem fino na linha dos cílios e criar efeito de delineador cremoso:
Como é: tem a ponta superfina e com as cerdas bem juntas.
Como usar: desenhe uma linha com lápis da mesma cor do seu delineador rente aos cílios. Depois, cubra o traço com o pincel.
Uma dica bem legal é molhar o pincel e passar em uma sombra preta ou marron e depois fazer o traço rente aos cílios superiores...fica bem natural.



• Para pintar os lábios:
Como é: o de cerdas bem finas e juntas é ideal para fazer o contorno dos
lábios. O de cerdas um pouco mais grossas e um pouco maiores é melhor para espalhar o batom.
Como usar: passe o pincel mais fino no batom, desenhe primeiro o V no lábio superior, faça um traço no meio do contorno dos lábios inferiores e então vá contornando a linha dos lábios em direção às extremidades, em cima e embaixo. Com o pincel mais grosso, preencha os lábios.




Prontinho!!!
Espero que tenham gostado, agora é só praticar para adquirir firmeza nas mãos e criar muitos looks com a ajuda desses queridinhos.

*Como higienizar os seus pincéis em casa?


Faça seu higienizador de pincéis caseiro!


Você vai precisar de:
 *1 copo de agua filtrada


*1/4 copo de alcool


*1/2 colher de sopa de shampoo neutro (aquele para bebe)


*1/2 colher de sopa de sabão neutro (detergente neutro)


*1/2 colher de sopa de leave-in liquido, diluir em 1/2 colher de sopa de água. Misture até ficar bem homogêneo!


*1 pote (local onde você vai colocar seu higerizador, pode ser aquele que tem bico de spray)


COMO FAZER:


Misture todos os ingredientes, feche bem o pote que você vai usar e mexa, mexa e mexa!


COMO UTILIZAR:


Pegue o pincel que você vai limpar pingue/espirre um pouco do produto (até ficar umido), e em uma superfície absorvente (pode ser uma toalha, papel higienigo ou papel toalha.) e vá pincelando com o pincel nessa superfície! Pincele até que não saia mais cor. Este processo pode ser repetido e dependendo do pigmento, será nessesario!



Obs: Peguei essa receita no blog da Dani Pinheiro Make up! e fiz minhas mudanças. Essa receita já está sendo compartilhada na internet.
As informações e imagens deste post foram garimpadas na internet e editadas por mim.

Aproveitem as dicas meninas!
Espero que tenham gostado!
Bjinhusss!



7 comentários:

Odalisca disse...

Cátia,esse post é tudo de bom .Amei!

Catia Raposo disse...

Que bom que vc gostou Goretty!
Faço com prazer...adoro maquiagem e está sendo muito legal poder dividir isso com todas vcs!Compartilhar oq eu sei e aprender cada vez mais!
Obrigada pela visitinha viu e volte sempre!
Bjão!

Paula Cavalcante disse...

Funcional, objetivo - adorei o post Cherry...deve ter conseguido tirar várias dúvidas existentes!!

Achei a proposta do blush líquido interessante - algo leve, sutil...associado ao preço e a qtd do produto...é realmente algo que se deva experimentar! Grande Bj!

PAOLA GAVAZZI disse...

Cátia Querida!
Obrigada por passar na Truques! Fco muito feliz que goste de lá!
Linda, vc poderia me passar seu e-mail para eu te falar uma coisinha?
Ou me mande um e-mail para:
paolafotografa@uol.com.br
Beijinhos 1000 e obrograda por tudo!
Muito bacana seu blog!
PAOLA

Unknown disse...

Bacana o post!
Nessa parte de higienização, eu tb coloco a minha esponja do pó.
É sempre bom usar nossos apetrechos limpinhos

;)

falando sobre disse...

simplesmente amei eu acho que esta é uma das suas melhores postagens.

falando sobre disse...

simplesmnete adorei é uma das suas melhores postagens

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...