"Aprendendo Usar !"




Antes de se transformar em um instrumento de valorização da beleza feminina, a maquiagem (do francês, Maquiller, que significa pintar o rosto) teve funções bem interessantes, como por exemplo, já foi utilizada para espantar insetos e diferenciar classes sociais.
Cumpre hoje, o papel de embelezar a mulher. Quando bem feita, a maquiagem realça a beleza, encobre imperfeições menores, corrige formato irregular da face e protege a pele das agressões do meio ambiente.

Passos Básicos



Ainda que a maquiagem deixe a pele bonita, o resultado final depende de uma série de cuidados anteriores que vão desde a preparação correta até o cuidado com as sobrancelhas, que não precisam ser muito finas e nem muito grossas. A dica é apenas limpar o excesso de pelinhos entre os olhos, que deixem o olhar sério e eliminar aqueles que sobram na pálpebra, que dão um aspecto cansado e entristecido.
Para obter uma sobrancelha perfeita, mediremos com um lápis, do canto externo das narinas ao canto interno das sobrancelhas até o canto externo das mesmas.

Seqüência de Maquiagem




Não é necessário seguir a risca essa sequência, vai depender da ocasião e também da preferência de cada um.


1- Corretivo (se necessário)

2- Base

3- Pó Facial

4- Sombra

5- Delineador dos Olhos

6- Lápis Delineador de Olhos e Sobrancelhas

7- Máscara para cílios (Rímel)

8- Blush

9- Delineador de Lábios

10- Batom


1 - Corretivo

 É utilizado para amenizar olheiras, sinais de nascença, acnes e pequenas imperfeições. Recomenda-se a escolha de um corretivo em uma tonalidade mais clara que a pele.


Aprenda usar:


Você pode optar pelo corretivo facial em creme ou pelo líquido! Com as pontas dos dedos, ou com o pincel, aplique pequenas quantidades ao redor dos olhos e nas pálpebras. Para disfarçar imperfeições, aplique o corretivo sobre o local e depois, com leves batidinhas, espalhe o produto.



2 - Base


É necessário que tenha uma textura fina, uniforme e luminosa. A base líquida é emoliente, com alta ação hidratante, além da presença das vitaminas A e E.


Ela protege e prepara a pele para receber o pó, além de fazer com que a maquiagem dure por mais tempo. Mas é preciso tomar um cuidado especial para não sobrecarregar demais para evitar ficar com aparência sobrecarregada e artificial.


Há várias maneiras de se aplicar a base, mas é imprescindível aplicá-la corretamente para se obter um cobertura natural.


Veja a seguir:

1- Aplicando a base com pincel:

Aplique a base em proporções iguais pelo rosto e espalhe, com o pincel ou com os dedos, em movimentos suaves, a partir do centro do rosto para as extremidades.

 
 
2- Aplicando a base com uma esponja:
 
Aplique uma pequena quantidade da Base Líquida no dorso da mão, passe a esponja para maquiagem redonda sobre o produto e aplique do centro para fora por todo o rosto, suavemente. Ou;
 
3- Aplicando a base com pincel 2:
 
Aplique uma pequena quantidade da Base Líquida no dorso da mão, passe o pincel para base sobre o produto e aplique do centro para fora por todo o rosto, suavemente.
 
 
Procure a forma que melhor se adapta a você, mas nunca se esqueça de limpar, tonificar e hidratar a pele antes de aplicar a base, para que o resultado seja bom.



Se você tem pele oleosa procure bases hidratantes “Oil Free” livre de óleo e que tenha protetor solar.


Hoje no mercado há várias marcas, para vários tipos de pele, com proteção UV e não comedogênicas, ou seja, que não obstruem os poros e deixam a pele respirar.


Escolha a sua e arraze na make!!!


3- Pó Facial


A finalidade do pó facial é de fixar a base da maquiagem e proporcionar textura aveludada a pele.


Escolha uma tonalidade igual a da sua pele ou mais clara, nunca mais escura para não ficar com a aparência carregada e artificial.


Cuidado também com a quantidade, que pode carregar o visual, aplique sempre com um pincel bem macio próprio para aplicação de pó compacto e espalhe bem; Se necessário retire o excesso com papel toalha.



Aprenda usar:


Passe o pincel no pó, dê uma leve batidinha para remover o excesso e aplique sobre todo o rosto, ou somente na zona T (testa, nariz e queixo).



4 - Sombra


A maquiagem dos olhos ajuda a dar expressão e tonalidade ao rosto. Os tons de sombra devem realçar a cor dos olhos.


As cores claras, chamadas de iluminadoras, devem ser aplicadas na região mais próxima das sobrancelhas e nos cantos internos dos olhos, as cores médias ou escuras devem ser aplicadas no canto dos olhos e opcionalmente esfumaçando para o externo.


Aprenda usar:


Passe o pincel próprio para sombra, sobre a sombra escolhida, remova o excesso e aplique por toda a pálpebra.


Aprenda  "esfumar" :


Passe o pincel para aplicar a sombra sobre a sombra escolhida, remova o excesso e aplique começando rente aos cílios, em moviventos de batidinhas, apenas depositando em toda a pálpebra até o côncavo. Em seguida pegue um pincel bem fofinho de preferência de cerdas naturais, e faça movimentos de vai e vem e movimentos circulares para esfumar essa sombra e ñ deixar marcações. Faça isso até um pouco acima do côncavo, deixando a sombra bem esfumada e respeitando o limite das sobrancelhas.


5 - Delineador dos Olhos


A aplicação do delineador é o segundo passo da maquiagem dos olhos.
Seu objetivo é acentuar o formato dos olhos e realçar a cor da sombra usada.


No mercado há várias apresentações, mas as mais comuns são:
-Gel, Caneta, Líquido e Bastão.

Deve ser aplicado com uma linha bem fina, rente a raiz dos cílios superiores.

                                    
Aprenda usar:

Comece fazendo um traço do centro dos olhos até a extremidade externa. Em seguida, inicie o traço na extremidade interna dos olhos até o encontro do traço já feito. Você pode controlar a espessura do traço com a inclinação  da caneta. Prático e fácil de aplicar!
Você vai usar o Delineador em caneta sempre!


6 – Lápis Delineador de Olhos e Sobrancelhas


A função do lápis delineador é contornar os olhos valorizando a sombra usada, deixando o olhar mais marcante.


Para quem possui olhos pequenos, pode aumentá-los contornando-os com uma linha traçada rente a borda externa da raiz dos cílios.
Olhos grandes, por sua vez, podem parecer bem menores, quando o contorno é feito junto à borda interna da raiz dos cílios.


Há também quem prefira contornar as bordas superiores e inferiores para dar mais profundidade ao olhar.


O Lápis também pode ser usado para corrigir pequenas falhas nas sobrancelhas, mas nunca deve ser feito um único traço ao longo dos pelos, e sim pequenos traços imitando-os.
Pode-se também  corrigir as falhas da sobrancelha com a própria sombra,acompanhando a cor dos pelos,fica bem mais natural!


Evite exageros!!!


Aprenda Usar:
Para definir os olhos e tornar o olhar
mais expressivo, contorne-os usando
o lápis para olhos, fazendo um traço
mais fino no canto interno e mais
grosso no canto externo.



7 - Máscara para cílios



A aplicação da máscara para cílios é o terceiro passo da maquiagem dos olhos.
Tem a função de alongar, realçar os cílios e realçar os olhos.


OBS. Durante o dia é aconselhável usar uma tonalidade mais clara como marrom ou incolor. Mas é uma questão de gosto e estilo, vai depender da preferência de cada um.


Aprenda Usar:


A - Com a ponta do dedo, levante a pálpebra superior.


B - Em seguida, olhando para baixo, com a ponta do pincel (mais fina) virada para o canto interno dos olhos, aplique a MÁSCARA PARA CÍLIOS, girando e puxando, levemente o aplicador, da raiz às pontas.

C - Com a ponta do pincel (mais fina) virada para o canto interno dos olhos, aplique a MÁSCARA PARA CÍLIOS, girando e puxando, levemente o aplicador, da raiz às pontas.


D - Com a ponta mais fina do pincel, penteie os cílios inferiores da raiz às pontas.


8 – Blush


O blush tem como finalidade acentuar o colorido, dando um efeito saudável às áreas do rosto.
O Blush pode atuar como corretivo quando utilizado de modo a sombrear áreas do rosto que precisam ser diminuídas.

Aprenda a Usar


Passe, levemente, o pincel sobre uma das cores e retire o excesso de produto no dorso da mão, antes de aplicá-lo no rosto. Aplique o blush nas maçãs do rosto, em movimentos circulares ascendentes, até atingir o efeito desejado.



Crie uma terceira cor com o seu blush misturando duas cores do estojo. Passe, levemente, o pincel sobre uma cor e depois sobre a outra e aplique-o nas maçãs do rosto.
O resultado é surpreendente!


9 - Delineador de Lábios


O delineador de lábios é um produto opcional na maquiagem, mas também pode se tornar um coringa.



Lábios Grossos: passe base no contorno dos lábios, depois com delineador desenhe o contorno ligeiramente para dentro da linha natural da boca.






Lábios Finos: desenhe os lábios com o delineador ultrapassando a linha natural da boca para fora.




Obs.: É recomendado utilizar batons com cores mais escuras, pois assim não se percebe a linha natural.


10 - Batom



O batom dá o toque final à maquiagem e deve ser aplicado preferencialmente com um pincel apropriado.

Aprenda Usar:


1. Divida imaginariamente o lábio inferior e superior, em duas partes.


2. Passe o batom (com o próprio bastão ou com um pincel) do centro imaginário para o canto externo dos lábios, como mostram as setas.


Aprenda usar:


A. Aplique uma pequena quantidade do produto com o Pincel para Lábios e espalhe do meio para os cantos externos dos lábios.


B. Se preferir, com a ponta do dedo indicador, aplique uma pequena quantidade do batom e espalhe do meio para os cantos externos dos lábios.




Cores dos Batons e Cores das Roupas:




Linha Vermelha:  Vermelha, Preta, Beje, Marrom, Azul Marinho,Branco e Cinza.


Linha Marrom: Marrom, Beje, Amarelo, Verde,Areia,Dourado, Branco, Laranja e Coral.


Linha Rosa: Rosa (todos os tons), Branco, do Azul Claro ao Azulão, do Lilás ao Roxo, Cinza, Gelo, Vinho e Prateado.




Dicas e Truques Valiosos




Iluminador: Ótimo para valorizar o olhar, realçar as sobrancelhas e iluminar tanto os olhos como áreas do rosto.


Aprenda Usar:




Aplique na parte dos olhos e do rosto que deseja realçar e iluminar.


Pode ser aplicado:


- Como ponto de luz na parte inferior das sobrancelhas e no canto interno dos olhos;


- Nas maçãs do rosto;


- Acima das maçãs do rosto, seguindo suavemente em direção às têmporas.



Agora você tem tudo para arrasar e dar um “UP” no visual, só não se esqueça de que, para ter uma pele sempre bonita e saudável é imprescindível beber muita água (pelo menos dois litros /dia), manter uma dieta saudável consumindo alimentos naturais como frutas, legumes e verduras e manter a pele sempre limpa, tonificada e hidratada com produtos ideais para o seu tipo de pele.


Podem esperar  que muitas outras dicas virão...Espero que gostem!!!


Bjinhossss 1000!
By Cátia.

2 comentários:

Carlinha Salgueiro disse...

Oi Cátia, quanta informação!!!
Bem explicativo!
Beijocas!

Camila Silva disse...

adorei as dicas. =)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...